sábado, 2 de abril de 2011

Levar um fora pode causar dores no corpo

Uma pesquisa da Universidade de Michigan mostrou que a dor física e a rejeição são comandadas pelas mesmas áreas do cérebro. Participaram desse estudo 40 pessoas que tinha levado um pé na bunda recentemente e que diziam se sentir rejeitados.  Para provar a relação de uma coisa com a outra, os cientistas submeteram os voluntários a dois testes.


Para mensurar o efeito no corpo da dor da separação, os pesquisadores fizeram que um grupo olhasse para fotos de seus ex-parceiros e pensasse sobre o fim da relação enquanto outro grupo olhou para fotos de amigos e lembrou de bons momentos ao lado dessa pessoa. Para medir a dor física,  os participantes tiveram um estimulador termal colocado no antebraço esquerdo. Alguns deles tiveram que segurar uma xícara de café bem quente, o que gerou um estímulo doloroso, porém tolerável, enquanto outros tiveram um estímulo indolor.
Através da ressonância magnética que mapeou as áreas de resposta aos estímulos ficou provado que as regiões ativadas no cérebro foram as mesmas: o córtex somatossensorial secundário e dorsal posterior insular.
Bjos,

Fonte: aqui

0 comentários:

Postar um comentário